ARACELI PARA DEPUTADA ESTADUAL - 50501

ARACELI, NOSSA VOZ! é um blog destinado a divulgar a luta de Araceli Lemos, excepcional militante da causa socialista no Pará; um espaço criado por admiradores e aberto a contribuições de todos os interessados em comentar sua trajetória em defesa de um projeto alternativo para o Brasil e o Pará.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Inconcedências. Um mandato socialista frente ao neoliberalismo


Este livro reúne textos que consubstanciaram alguns dos pronunciamentos e proposições formuladas por Araceli Lemos durante seu primeiro mandato como deputada estadual, entre os anos de 1999 e 2002, período correspondente à segunda gestão de Almir Gabriel no Governo do Estado. Em geral, textos que se referem a uma ou outra das políticas setoriais que esse governo implementou, em completo alinhamento com as diretrizes do governo de Fernando Henrique Cardoso, procurando desvendar seu caráter neoliberal e apontando indicações para a formulação de uma alternativa democrática e popular. Seus conteúdos foram verbalizados na tribuna da Assembléia Legislativa ou em espaços dos movimentos sociais, sempre refletindo a concepção de mandato parlamentar como uma trincheira da luta pela transformação da sociedade brasileira.
O caráter democrático e a inspiração socialista daquele mandato parlamentar são os elementos que conferem importância e a marca distintiva do conjunto de textos do livro: a visão de que o projeto inspirado nos interesses das maiorias sociais só pode ser construído com inconcedências aos dogmas e paradigmas que orientam as reformas neoliberais . As análises e considerações acerca das políticas ditadas pelo receituário neoliberal levam à percepção de que as mesmas servem a interesses antagônicos aos das maiorias sociais, antagônicos até aos conceitos de nação e de esfera pública e de que é imperioso e viável um novo projeto de sociedade.
Os textos selecionados compõem um conjunto coerente de análises acerca da realidade política e social do Pará, criada sob a égide do neoliberalismo, mas principal mérito desse livro é o de representar posições produzidas no debate democrático travado por numerosos lutadores sociais que se dedicaram à construção do mandato enquanto instrumento da luta antineoliberal e por uma alternativa que patrocine a soberania da nação e a cidadania de todos. Aquela altura, a autora acreditava que essa alternativa seria materializada com a chegada do PT ao governo federal, mas sua coerência com aquelas análises possibilitou-lhe perceber a continuidade do mesmo projeto político e a necessidade de prosseguir sua luta por mudanças reais no rumo da justiça, da igualdade e do socialismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário