ARACELI PARA DEPUTADA ESTADUAL - 50501

ARACELI, NOSSA VOZ! é um blog destinado a divulgar a luta de Araceli Lemos, excepcional militante da causa socialista no Pará; um espaço criado por admiradores e aberto a contribuições de todos os interessados em comentar sua trajetória em defesa de um projeto alternativo para o Brasil e o Pará.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Palavra de Araceli. ACS(s) e ACE(s) mais fortes na luta por seus direitos.

Expositora em uma das mesas do Encontro Regional de Agentes Comunitários de Saúde - ACS(s) e Agentes de Combate a Endemias - ACE(s) do Nordeste do Pará, realizado em 5 de junho passado, em Castanhal, pude confirmar a imensa disposição dessas categorias para enfrentar e superar em definitivo a absurda contradição que marca sua situação funcional: são oficialmente reconhecidos e enaltecidos como categorias de importância estratégica - o SUS é mesmo inimaginável sem ambas- mas, com raríssimas exceções, estão submetidos a relações precárias de trabalho; humilhantes até. Em geral, foram contratados pelos municípios para terem muitos deveres e poucos direitos, através da terceirização ou de contratos individuais por tempo determinado, que se prolongaram informal e indefinidamente, muitas vezes sem darem nenhuma garantia de direitos como férias, licenças, décimo terceiro-salário, aposentadoria; enfim, direitos de qualquer trabalhador.
Com sua luta em âmbito nacional, ACS(s) e ACE(s) obtiveram nos últimos anos importantes conquistas legais: a Lei 10.507/2002, que criou a profissão de ACS; a Emenda Constitucional nº 51/2006, que, além de determinar que novos profissionais podem ser contratados somente mediante processo seletivo, torna definitivas as contratações de aprovados em seleção pública até a data de promulgação da emenda, dispensando os já contratados de novo processo seletivo; a Lei nº 11350/2006, que regulamenta a EC51, dispondo sobre as atividades profissionais das duas categorias e sobre o aproveitamento de pessoal que ingressou após seleção pública. Além destas, a Emenda Constitucional nº 63/2010, que dispõe sobre o piso salarial nacional e as diretrizes para o Plano de Carreira de ACS(s) e ACE(s), mas cuja aplicação depende de lei regulamentadora.
No entanto, a maioria dos gestores municipais não demonstra interesse em adotar as medidas cabíveis para superar essa situação de precariedade. O argumento de que desapareceram os documentos comprobatórios de seleções públicas em gestões passadas e, por isso, antigos ACS(s) e ACE(s) estão sujeitos a demissão em massa, é muito comum, sendo muitas vezes usado como elemento de intimidação. Mais difícil ainda é a luta pelo piso salarial nacional e o plano de carreira, considerando tendência do governo federal e do congresso nacional de jogar para futuro incerto a regulamentação das emendas constitucionais de interesse popular. Mas é certo que também no Pará os ACS(s) e ACE(s) não abrem mão dessas conquistas, e o referido encontro regional foi mais uma prova de sua disposição de lutar para que sejam definitivamente reconhecidos os direitos inerentes à sua condição de legítimos detentores de empregos públicos. De nossa parte, todo apoio a sua luta.

Um comentário:

  1. Eu amo de coracao essa mulher, que foi minha professora preferida na Cidade de Castanhal, alem de sua beleza natural que sempre fascinou nos, seus alunos com seu carisma e inteligencia. Araceli e a marca de uma mulher alem do seu tempo, sua trajetoria de luta resume-se de um amor visceral ao socialismo e ao bem comum.E por essas e outras muitas que amo essa mulher.
    Elizeu Braga - Jornalista.

    ResponderExcluir