ARACELI PARA DEPUTADA ESTADUAL - 50501

ARACELI, NOSSA VOZ! é um blog destinado a divulgar a luta de Araceli Lemos, excepcional militante da causa socialista no Pará; um espaço criado por admiradores e aberto a contribuições de todos os interessados em comentar sua trajetória em defesa de um projeto alternativo para o Brasil e o Pará.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

ARACELI É FERNANDO CARNEIRO PARA GOVERNADOR


Alguns pareceram surpresos e desapontados com a aliança celebrada entre o PT da governadora Ana Júlia e o PTB do prefeito de Belém, Duciomar Costa, para as eleições deste ano, depois de acordo político que inclui a privatização do serviço de água da capital; afinal, é difícil esquecer as disputas acirradas havidas entre esses partidos e personalidades em passado ainda recente. Mas este fato é tão falsamente estranho quanto o rompimento do PMDB com o PT e o apoio do ex-governador tucano Almir Gabriel ao candidato do PMDB ao governo do estado. Esses fatos apenas comprovam a profunda afinidade de interesses existente entre os mais conhecidos partidos e políticos tradicionais, que divergem quanto ao tamanho de sua presença na máquina pública e demais espaços de poder, colocando em segundo plano os interesses do povo e o princípio da ética na política. Podem se atacar numa eleição e aparecer juntos na eleição seguinte sem nenhum constrangimento porque compartilham do mesmo ideário e projeto ditados pelo grande capital e apostam na propaganda cara para conseguir o esquecimento ou benevolência do eleitorado. Mas é verdade também que há uma alternativa de esquerda a essa mesmice, construída nas lutas populares e embalada pela possibilidade um Pará e um Brasil diferentes; alternativa que está muito bem representada pela candidatura de Fernando Carneiro, do PSOL, ao governo do estado, tendo como vice Mônica Soares.
UM MILITANTE ADMIRÁVEL
Fernando Carneiro é um dos mais admiráveis militantes do PSOL e da esquerda no Pará. Iniciou sua militância na adolescência, no início dos anos de 1980, destacando-se como uma das principais lideranças do movimento estudantil, dedicando-se em especial à reorganização do Centro Acadêmico de Ciências Sociais, da UPFA; logo foi alvo da ditadura militar então vigente, tendo sido enquadrado na famigerada Lei de Segurança Nacional. Em estada em São Paulo, formou-se em História pela USP, militou no movimento estudantil e no Sindicato dos Trabalhadores da USP – SINTUSP, e trabalhou na Companhia de Engenharia do Tráfego (CET) de São Paulo. De volta a Belém, tornou-se presidente da Companhia de Transporte de Belém (CTBel) na segunda gestão do prefeito Edmilson Rodrigues. Foi representante do Fórum Nacional de Secretários de Transporte no Conselho Nacional das Cidades. Depois de muitos anos no PT, desligou-se daquele partido para participar da construção do PSOL no Pará, onde exerce o cargo de Secretário de Movimentos Sociais.
MÔNICA SOARES: UMA HONROSA COMPANHIA
Mônica Soares, uma das mais expressivas lutadoras da região do Xingu e do estado, concorre na condição de candidata a vice-governadora. É formada em pedagogia e professora da rede pública de ensino básico em Altamira, militante sindical e popular da região do Xingu. É coordenadora estadual e regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (SINTEPP) e destacada liderança do Movimento Xingu Vivo para Sempre, que combate o projeto de construção da hidrelétrica de Belo Monte e o modelo de desenvolvimento imposto ao estado do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário