ARACELI PARA DEPUTADA ESTADUAL - 50501

ARACELI, NOSSA VOZ! é um blog destinado a divulgar a luta de Araceli Lemos, excepcional militante da causa socialista no Pará; um espaço criado por admiradores e aberto a contribuições de todos os interessados em comentar sua trajetória em defesa de um projeto alternativo para o Brasil e o Pará.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Pará tem a nota mais baixa no ensino fundamental

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), ligado ao Ministério da Educação, divulgou nos últimos dias o desempenho dos estados e do Distrito Federal no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2009. O Ideb serve para medir a qualidade da educação no país, levando em conta as notas obtidas pelos alunos na Prova Brasil e dados sobre a aprovação escolar. Noticiado por todos os grandes órgãos de comunicação do país, o relatório trouxe mais um motivo de vergonha ao Pará, estado conhecido por apresentar os piores indicadores em muitas áreas de interesse social. Era inevitável o destaque dado ao nosso estado diante dos números levantados sobre a educação básica nos ano passado.
Numa escala de 0 a 10, o Pará obteve a pior nota para as séries iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª) entre todos os estados- 3,6; menor que a nota obtida pelo conjunto dos estados da Região Norte, que é 3,8, e muito inferior a maior nota, a obtida pelo Distrito Federal e Minas Gerais, que é 5,6. Mas a situação de nosso estado não é muito menos vergonhosa nos outros níveis avaliados. Na avaliação das séries finais, de 5ª a 8ª, o Pará ficou com a nota 3,4, na frente apenas dos estados do Amapá, Alagoas, Bahia e Rio Grande do Norte. No nível médio, o Pará obteve a nota 3,1, empatando no penúltimo lugar com Amapá, Alagoas e o Rio Grande do Norte; apenas um décimo acima da nota mais fraca, 3,0, que ficou com o Piauí.
A posição do Pará não chega a surpreender com tantas escolas públicas caindo aos pedaços e sem os recursos mínimos indispensáveis à garantia da qualidade do ensino. Mas nos constrange e indigna o novo título oficial ao nosso estado, que já é campeão em assassinatos no campo, trabalho escravo, desmatamento, prostituição infantil, etc. Pouco ou nada valeu a troca de governo. O Pará do PT está tão mal quanto o Pará dos tucanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário