ARACELI PARA DEPUTADA ESTADUAL - 50501

ARACELI, NOSSA VOZ! é um blog destinado a divulgar a luta de Araceli Lemos, excepcional militante da causa socialista no Pará; um espaço criado por admiradores e aberto a contribuições de todos os interessados em comentar sua trajetória em defesa de um projeto alternativo para o Brasil e o Pará.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

ARACELI É MARINOR E JOÃO AUGUSTO PARA O SENADO



Dois terços dos cargos do Senado, dois por estado e distrito federal, estarão em disputa nestas eleições, possibilitando uma grande renovação naquela instituição legislativa, a partir do próximo ano. Mas seria pouco realista acreditar que ficará livre de escândalos administrativos como os que a estremeceram tantas vezes nas últimas décadas e durante o atual governo, no que depender dos mais poderosos partidos. Velhas e perigosas raposas, incluindo atuais senadores, estão registradas para concorrer ao Senado, com a prévia garantia de somas milionárias, apoio da máquina pública e espaços privilegiados na TV e rádio para as suas campanhas; e muitas novas raposas contarão com recursos de igual monta para se apresentarem como “candidatos da mudança” ao eleitorado. A tendência conservadora não se refere apenas a continuidade de práticas legalmente condenáveis; refere-se sobretudo a preservação das estruturas criadas a semelhança das classes dominantes para legitimar a exploração capitalista e a exclusão social.
Mas há candidaturas comprometidas com a construção de um novo Brasil, lançadas com o objetivo de fincar trincheiras da classe trabalhadora e dos movimentos sociais no Senado e de demonstrar que é possível exercer mandato eletivo com ética, a exemplo do que faz o senador paraense José Nery, único representante do PSOL na instituição. São do mesmo quilate e partido, os candidatos credenciados para representar o projeto de desenvolvimento que realmente traduz os interesses da grande maioria do povo do Pará: Marinor Brito e João Augusto, e seus respectivos suplentes. São esses os candidatos apoiados por Araceli e organizadores da campanha para levá-la de volta à Assembléia Legislativa.
MARINOR BRITO
Ex- vereadora por três legislaturas consecutivas e ex-candidata à prefeita de Belém, Marinor é uma das mais expressivas figuras públicas do PSOL no Pará. Formada em educação física pela Escola Superior de Educação Física do Pará e professora da rede pública de ensino, tornou-se dirigente do SINTEPP e uma das mais destacadas lideranças das lutas dos trabalhadores em educação e de vários segmentos organizados em torno da Intersindical dos Servidores Públicos, entre o final da década de 1980 e o final da década de 1990. É militante do movimento pela democratização dos meios de comunicação e ex-dirigente nacional da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (ABRAÇO). Seus mandatos parlamentares foram fortemente marcados pela defesa de melhorias urbanas para áreas periféricas de Belém, de incentivos à produção artística e cultural em suas várias modalidades, e dos direitos humanos, em especial os das crianças e adolescentes. Foi presidenta da CPI da Prostituição Infantil da CMB e colaboradora das recentes CPI(s) da pedofilia, da ALEPA e do Senado.
JOÃO AUGUSTO OLIVEIRA
Nascido em Oriximiná (1936), no Baixo-Amazonas, possui longa trajetória na luta política paraense. Foi prefeito de Oriximiná (1963-1966), deputado estadual por dois mandatos (1967-1971; 1975-1979) e 1º suplente de senador (1995-2003). Foi assessor especial do prefeito Edmilson Rodrigues e atuou como seu porta-voz junto a Câmara Municipal de Belém durante as gestões do Governo do Povo. Em 2005, após encontro nacional do PT que consolidou o antigo campo majoritário daquele partido, filiou-se ao PSOL. Escritor, advogado e relações Públicas, João Augusto é membro da Academia Paraense de Jornalismo e da Comissão Paraense de Folclore, atual Centro Paraense de Estudos de Folclore, além de ocupar a cadeira Nº 35, como sócio efetivo, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário